sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Como cuidar de um pintinho


Os pintinhos são algumas das aves e animais de estimação mais comuns nas casas. Quando são pequenos têm um jeito e um comportamento engraçado, que apaixona as crianças da casa. Mas apesar dos pintinhos serem fofinhos, temos que seguir algumas pautas básicas para cuidar deles.

Instruções

.::. Quando o pintinho chegar a casa, temos de proporcionar um alojamento adequado onde se possa abrigar e passar o tempo.

.::. Neste primeiro passo podemos adquirir ou construir uma gaiola ou curral considerando que o pintinho vai crescer.

.::. Esta gaiola deve ser condicionada para que seja habitável e higiênica.

.::. Para isso devemos dispor de uma cama de palha ou de papel descartável para que absorva a umidade e que ele mesmo possa fazer seu ninho.

.::. Lembre que esta gaiola deve estar protegida das correntes de ar e das altas temperaturas. Por outro lado, não poderá estar completamente fechada para poder ventilar sempre.

.::. Devemos limpar a gaiola de forma periódica, trocando a base por uma limpa, para proteger a saúde do pintinho.

.::. Um aspecto importante da gaiola ou curral é sua segurança. Esta gaiola ou curral deve proteger o pintinho dos cães, gatos e outros animais que possam atacar. São frágeis e pequenos, sendo uma presa fácil para os felinos.

.::. Além da estrutura da gaiola ou curral, enquanto filhotes, os pintinhos precisam de uma fonte de calor constante para se manter entre os 37 e os 39 ºC. Esta fonte de calor pode ser uma lâmpada de luz infravermelha.

.::. Os pintinhos se alimentam e bebem durante o dia todo. Por isso é importante dispor de um recipiente para a água e outro para a comida. Quando o pintinho é filhote, a alimentação será dada por nós.

.::. Durante os primeiros dias é possível que o pintinho não coma nada. Quando nascem, eles têm uma reserva de alimento que pode durar de dois a três dias. Por outro lado, é importante que sempre tenham uma tigela com água e aprendam onde está. Ela deve ser grande para que tenha uma reserva mas não pode cair dentro e se afogar.

.::. Durante o período de crescimento, os pintinhos comem milho em pó. À medida que vão crescendo pode dar grãos de aveia ou milho triturados, para ajudá-los na digestão.

.::. Também é recomendável ir a uma loja de agropecuária ou centro veterinário onde obter ração para aves. É importante lembrar que esta alimentação não deve ser para engordar, já que algumas têm hormônios que aceleram seu crescimento.

.::. Durante os primeiros dias os pintinhos passam pelo processo de reconhecimento. Durante esta fase os pintinhos reconhecem a mãe e estabelecem um vínculo intenso com ela. Ao separar o pintinho da mãe, ele reconhecerá a nós como mãe, esperando que o criemos e que mostremos o que pode comer e o que não.

.::. Para que durante o tempo todo se sinta acompanhado, o melhor é ter vários pintinhos, deste modo fazem companhia uns aos outros.

.::. É importante ter certeza de que o pintinhos tem as vacinas necessárias para garantir sua saúde. Não hesite em consultar um veterinário ou especialista em aves, para que aplique as vacinas obrigatórias na sua região.

Necessita

.::. Uma gaiola ou caixa de tamanho médio.
.::. Recipiente com água e comida.
.::. Lâmpada de luz infravermelha ou panos que deem calor.

Conselhos

.::. A temperatura da área de criação deve ser mantida entre 37 e 39 ºC para um bom crescimento.
.::. Limpe diariamente o local ou caixa onde o pintinho se encontra.
.::. Se for usar uma caixa, lembre de fazer pequenos buracos para permitir que o pintinho respire.
.::. Se tiver dúvidas sobre sua saúde, consulte seu veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário