terça-feira, 9 de setembro de 2014

Febre é um alerta para os cuidados com a saúde dos animais de estimação


Assim como os seres humanos, os animais de estimação também sofrem com o aumento da temperatura corporal acima do normal. Esse sintoma é uma resposta do organismo relativo a diversos fatores e patologias.  Tanto cães, gatos, coelhos, aves e cavalo necessitam de cuidados e observação contínua em relação a esse alerta biológico.

Engana-se quem acha que focinho molhado, quente ou frio, serve como parâmetro para identificar febre em cães e gatos.  A melhor forma, e mais segura, é por meio da utilização do termômetro veterinário. De acordo com a médica veterinária, Daniela Lewgoy, é interessante que os donos de animais de estimação possam utilizar o termômetro veterinário para aferir a temperatura correta, ao invés de seguir mitos, como o focinho seco. “É importante que o tutor do animal possa medir da temperatura em casa, com um termômetro veterinário, ao invés de cair em suposições e crendices populares relacionadas à febre e focinho seco”, explica.

Daniela ainda destaca que uma forma simples para a medição da temperatura dos animais de estimação é feita com o termômetro digital veterinário auricular. “Esse instrumento ajuda o tutor a ter uma ideia da temperatura que o animal se encontra, mas é preciso levar em consideração que a temperatura dos animais varia de 38°C a 39°C, diferente dos humanos”, ressalta a profissional.

A veterinária ainda lembra que para o uso doméstico, o termômetro auricular é o mais indicado, mas é preciso ficara atento caso o animal possua otite, que deixa a orelha mais quente que o restante do corpo, dificultando a precisão do resultado da medição.

Além da medição auricular, os animais de estimação podem ter sua temperatura aferida através do ânus, mas essa aferição é mais delicada, sendo indicada para ser feita por um profissional veterinário.

Os instrumentos dedicados ao cuidado com os animais de estimação integram os produtos da Inconterm Soluções em Medição, de Porto Alegre (RS), em dois modelos de termômetros digitais, no formato comum e auricular.

O termômetro auricular conta com visor LCD, mede a temperatura em aproximadamente 30 segundos e emite bipe de indicação. Já o termômetro digital em formato comum, mede a temperatura em aproximadamente 15 segundos, também emite sinais sonoros de indicação e ainda conta com auto desligamento após 3 minutos sem operação.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
www.caesegatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário