terça-feira, 1 de julho de 2014

Cães: conheça as raças de pets originárias do Brasil


Fila brasileiro, terrier brasileiro e rastreador brasileiro são os pets com a cara da Copa do Mundo.

Enquanto o nosso País e o resto do mundo voltam as atenções para o universo do futebol, em função da realização da edição de 2014 da Copa do Mundo, no Brasil, um grupo especial de cachorros também pode se orgulhar por ‘sediar’ o maior evento do esporte mundial, ganhando espaço entre os pets caninos de outros países que, com frequência, vencem dos cães ‘brazucas’ no quesito de preferência.

Para entrar no clima da Copa junto aos animais, preparamos uma lista especial com três das raças de cães originárias do nosso País (e reconhecidas oficialmente pela FCI – Federação Cinelogica Internacional), detalhando algumas de suas principais características para que você decida se alguma delas estará escalada na sua seleção pet:

Fila brasileiro: embora tenha sido criado no Brasil, o fila brasileiro é resultado da mistura entre raças como mastiff inglês, dogo, blodhound e buldogue, originárias de outros países. Segundo estudos sobre o desenvolvimento da raça, ela foi desenvolvida em uma época passada para atuar como uma espécie de guardiã, caçando índios e escravos fugitivos e protegendo rebanhos de outros animais.

Terrier brasileiro: popularmente conhecido como fox paulistinha, o terrier brasileiro foi desenvolvido a partir do cruzamento de raças como jack russel terrier (que mistura as raças fox terrier, beagle e buldogue) com cães brasileiros, sendo que o seu principal uso na época em que surgiu era para a caça de raposas e pequenos roedores. Enquanto uma versão sobre o aparecimento deste cão diz que as raças estrangeiras usadas no seu desenvolvimento vieram para o País em navios de portugueses, há outra que afirma que estes animais vieram para cá trazidos por brasileiros que estudavam em outros países.

Rastreador brasileiro: reconhecida pela FCI em 1967, a raça (também conhecida como rastejador brasileiro ou pantaneiro) foi considerada extinta algum tempo depois – e, embora atualmente a sua extinção seja realmente temida, até hoje é possível encontrar alguns cães em diferentes áreas rurais do País. Criada para ajudar as pessoas na caça de animais como onças e porcos do mato, o Rastreador Brasileiro é dono de uma pelagem clara, olfato aguçado e uma grande capacidade vocal, produzindo latidos altos e notáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário