segunda-feira, 28 de julho de 2014

População apoia lei que multa quem não recolher dejetos de animais


Você costumar levar seu animal de estimação para passear? Ao sair de casa, também leva uma sacolinha para recolher os dejetos? Se você não tem esse hábito ou joga o saquinho com as sujeiras do animal no primeiro canto que encontra, saiba que está sujeito às penalidades previstas na recém-implantada Lei Cidade Sem Lixo, em Santos. A multa para quem não recolher os dejetos será de R$ 150,00.

A Tribuna On-line foi às ruas saber a opinião da população. "Sempre levo minha cachorra para passear no calçadão da praia com saquinho e recolho a sujeira. É horrível ter que desviar das fezes o tempo todo. Falta educação para esses tipos de donos", disse a aposentada Inês Machado Fernandes, que mora no Gonzaga.

"Já estava na hora disso acontecer. A população é muito mal-educada", afirma o auxiliar-administrativo,  Fernando Bezerra,  que mora no Marapé.

 A diarista Vanilda Pereira Lima, que mora no  México 70, em São Vicente, comemorou: "Não sabia dessa lei, mas gostei da atitude. Espero que isso aconteça em São Vicente, pois lá é uma sujeira só",  comentou

Quem também aprova a iniciativa é a a vendedora  Bianca Almeida de Souza, que reside na Zona Noroeste de Santos, "Pelo menos a Cidade ficará mais limpa. Todas as vezes que levo meu cachorro para passear, levo duas sacolinhas para recolher a sujeira dele", lembrou.

Rede social

Na página de A Tribuna do Facebook, o assunto também foi aprovado pelos internautas. "Não aguento mais ter que desviar da sujeira deixada pelos donos dos animais. Até que enfim!", comemorou Maria Valeria Miguel Miguel.

Já Leandro Passos disse que achou digna a medida. "Tem gente que peca pela falta de noção. E saio sempre com no mínimo duas sacolinhas para as necessidades do meu cachorro".

A expectativa do internauta Miguel Eduardo Gonçalves é boa. "Tomara que respeitem a regra e que a fiscalização seja eficaz, porque a imundície está demais. Não só a deixada pelos donos dos cachorros, como também por uma multidão de andarilhos, pedintes, moradores de rua e viciados de toda sorte!".

Luigi Loureiro de Bona afirma: "Isso não deveria nem ser lei, mas sim educação e bom senso".

Problema crônico

Considerado um problema crônico, as fezes de animais espalhadas pelas calçadas não só deixam o Município mais sujo como, também, mais poluído.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Luciano Cascione, a expectativa é de que a multa de R$ 150,00 prevista nestes casos faça com que esse problema desapareça de uma vez por todas. “Trata-se de um resíduo como outro qualquer, portanto, entendo que está enquadrado na legislação”.

Fonte: A Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário