terça-feira, 29 de julho de 2014

Veja dicas para criar cães e gatos em apartamentos


Mora em apartamento, tem um animal de estimação, mas não sabe quais os cuidados que se deve tomar com seu pet? Vejas algumas dicas, para você deixar o seu animalzinho feliz e sem stress.

A criação do cão ou gato requer cuidados, então procure fazer exercícios, brincadeiras e separar um espaço, mesmo que reduzido, que seja somente do animal. Não existe uma metragem mínima estipulada para que se possa criar bem um pet, mas vale lembrar que nenhum bichinho é feliz se ficar confinado, por exemplo, em áreas de serviço ou varandas. No caso dos felinos, por terem um comportamento mais tranquilo, se adaptam bem a apartamentos, mesmo os com 35 m².

Ambiente

O espaço ideal para o cão tem que ser enriquecido com objetos recreativos que estimulem exercícios e brincadeiras. Ossinhos, mordedores, brinquedos que liberam comida ou que são mastigáveis, são alguns recursos. Esses elementos reduzem a monotonia do cão, em especial, se esse animal costuma ficar muito tempo sozinho diariamente.

Para os felinos, arranhadores, brinquedos ou mesmo prateleiras, estantes e outros móveis que possibilitem a exploração animal, aumentam a área de circulação dentro do apartamento. É importante, porém, colocar telas de proteção nas janelas e sacadas para impedir que os curiosos bichanos se acidentem.

Passeios

A ausência de atividades físicas pode causar problemas respiratórios, cardiovasculares, dores nas articulações e limitação de mobilidade corporal para os animais. Cães e gatos podem ficar obesos, comprometendo sua saúde e longevidade. Além disso, o sedentarismo e a falta de atividades  tendem a criar quadros de ansiedade e estresse para o pet.

Limpeza

Recomenda-se passar o aspirador nos cômodos pelo menos três vezes na semana e retirar diariamente qualquer resíduo de urina e fezes. Faça também uma higienização diária do local onde ficam o comedouro e bebedouro. Seu melhor amigo agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário