sexta-feira, 11 de julho de 2014

Como tratar uma tartaruga de água


As tartarugas de água apesar de não serem animais com os quais possa interagir de forma muita ativa, como no caso dos cães e gatos, são uma excelente opção para as crianças aprenderem a importância dos cuidados do seu animal de estimação e desenvolverem responsabilidade. Por isso é tão importante estar ciente das necessidades que requerem para estarem saudáveis.

Escolha um aquário suficientemente amplo para permitir que a ou as (muito melhor se tiver duas) tartarugas estejam cômodas e tendo em conta que irão crescer. Deve fazer uma zona de terra para que a tartaruga sai para tomar sol.

A zona da água deve ter uma profundidade suficiente para que o animal possa nadar comodamente, uma atividade que as tartarugas de água adoram.

Tente situar a tartaruga num espaço do lar em que possa receber a luz do sol em algum momento do dia, é algo que necessitam para os seus ossos e carapaça. Se não for possível consegui-lo então compre as lâmpadas que imitam este tipo de luz numa loja, este requisito é indispensável para que a tartaruga cresça saudável.

Assim como no caso dos peixes, as tartarugas também precisam que o ambiente tenha uma temperatura regulada entre 26 e 28 graus, mas além disso deve se certificar que a envolvência não baixe dos 25 graus (pode consegui-lo com uma lâmpada para ambientar) caso contrário quando saem da água haverá uma mudança demasiado brusca, que com o tempo pode afetar a sua saúde.

A água requer de um cuidado importante, deve estar sempre limpa para evitar doenças. Uma boa forma de o conseguir é instalar um filtro ou então mudar a água com mais frequência, o que dependerá basicamente de cada tartaruga e da velocidade com que sujam o seu espaço.

Nas lojas de animais encontrará alimentos especiais para as tartarugas de água. Consulte o seu veterinário ou uma pessoa especializada sobre a possibilidade de lhes dar além da sua comida fruta e vegetais, lembre-se que as tartarugas são omnívoras, ou seja, comem de tudo mas nunca lhes dê alimentos de consumo humano.

Além disso são animais particularmente glutões por isso deve estar sempre muito atento, porque comerão o que lhes der mas deve se certificar que esse alimento é adequado às suas necessidades nutricionais. Quando são pequenas comem três vezes ao dia, enquanto que em adultas de três a quatro vezes por semana.

A saúde das tartarugas de água depende em parte de três fatores: devem receber uma luz solar adequada, devem se alimentar bem e devem ter a sua área sempre bem limpa. O aparecimento de fungos na sua carapaça é comum, para o evitar pode verter 1/4 de xícara de sal por cada 19 litros de água.

Relembre-se que embora estes animais não saiam para passear ou não possam brincar consigo, tal como outros animais de estimação também requerem atenção e cuidados para crescerem saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário