terça-feira, 14 de outubro de 2014

Beija-Flôr de Estimação


Quem não gosta de receber em sua casa a visita de um beija-flor. Por esse motivo, muitas pessoas decoram seu lares diversos modelos de bebedouros onde essas aves podem se servir tranquilamente.

Alguns usam os bebedouros pelo prazer de ver os beija-flores virem beber a água açucarada chegando a pousar em nossa mão. Esta experiência é importante na medida em que permite às pessoas vivenciarem uma forma contemplativa das aves. Esta é também uma ótima oportunidade para fazer a educação ambiental de crianças e adultos. Mas algumas pessoas acreditam que podem estar prejudicando o pássaro colocando água com açúcar para ele beber.

Primeiramente, é bom saber que finalidade do bebedouro para beija-flores é atrair estas aves para lugares onde não tem disponibilidade de espaço para plantio de diversas espécies vegetais que fornecem néctar, além de outras que fornecem materiais para a construção de ninhos e bebedouro, como apartamentos, varandas, janelas, pequenos jardins. Porem existem lugares que utilizam esses artefatos e são assim visitados por um grande número de beija-flores, facilitando sua observação, fotografia e filmagens, tornando-se assim importantes destinos de observação de aves. O bebedouro não substitui completamente as necessidades nutricionais dos beija-flores, já que além do néctar das flores, os beija-flores se alimentam também de pequenos insetos e artrópodes, de onde obtêm proteínas.

O uso de açúcar comum ou mel em bebedouros não é muito adequado, pois são produtos que fermentam rapidamente, podendo contaminar os pássaros com fungos que causam uma micose na boca e podem levá-lo à morte, sendo indicado nestas ocasiões o uso de solução ou néctar para beija-flor, por ser um alimento natural e saudável e encontrada a venda em muitos petshops. É recomendado e muito importante que se troque diariamente o líquido dos bebedouros e o lave adequadamente. O interior do recipiente pode ser limpo com o uso dessas escovas próprias para limpar mamadeiras. O ideal também é que o bebedouro não tenha muitos ornamentos, pois esses dificultam um pouco na hora de serem limpos.

Outro ponto importante é mantê-lo longe de insetos como formigas, vespas, baratas, etc. Tais insetos, além de competir pelo alimento com os pássaros, carregam parasitas, especialmente fungos que infectam os bebedouros. Um sinal visível, da infestação por fungos, é o pronto escurecimento do bocal e até pétalas das flores artificiais, logo após a visita dos insetos. Sendo assim é recomendável ao se notar o escurecimento das flores de plásticos, estas devem imediatamente ser esterilizadas com algum composto clorado (destinado a purificar alimentos como verduras, e jamais usar produtos comuns de limpeza) e k1-bbem enxaguadas antes de serem reutilizadas.

A alimentação complementar (néctar) de beija-flores é feita com uma mistura de quatro partes de ÁGUA FILTRADA para uma parte de solução, medidas em volume. Por exemplo: em 100 ml da mistura, teremos 80 ml de água e 20 ml de solução. O excesso da solução é desperdício, mas não chega a causar problema aos animais. Esta solução fornece energia, mas as aves continuam necessitando buscar os pequenos insetos para sua dieta em proteínas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário