sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Porque os gatos sempre caem de pé


Os gatos são animais ágeis, rápidos e com uma impressionante resistência física. Capazes de saltar até 10 vezes seu próprio tamanho sem se lesionarem, os gatos são animais que adoram explorar o ambiente e assumir riscos. Se você tem um gatinho em casa, certamente já percebeu: cada vez que seu gato cai de alguma distância curta, o faz de pé, independentemente da pirueta que faça. A que se deve isso? Explicamos porque os gatos sempre caem de pé.

O fato de que os gatos conseguirem cair quase sempre de pé lhes valeu a fama de terem sete vidas. No entanto, é importantíssimo esclarecer dois pontos básicos para o bem-estar e saúde de seu felino: os gatos só têm uma vida como qualquer outro ser vivo, e quando se trata de quedas muito altas, o gato, ainda que possivelmente caia de pé, pode chegar a se lesionar gravemente e, inclusive, morrer.

Por tudo isto, é importante que jamais prove a resistência de seu gato, lembrando que estes animais merecem cuidado, respeito e amor.

Voltando ao fato de que os gatos caem de pé, esta espantosa resposta felina tem a ver com diferentes aspectos da anatomia e evolução do animal. Para começar, os gatos contam com uma espinha dorsal muito flexível que não possui clavícula, o que lhes permite fazer giros incríveis que parecem quase uma acrobacia.

Além disso, as patas deste animal possuem uma grande mobilidade, ajudando-os a realizar muitas de suas façanhas, já que durante as quedas as mesmas estendem-se, produzindo resistência que atua como uma espécie de freio que diminuirá a velocidade da queda.

Os felinos contam com corpos leves e um sentido da orientação preciso. Todos estes fatores lhe permitiram desenvolver um reflexo de aprumo próprio da espécie, que se apresenta entre a terceira e quarta semana de nascimento e que se aperfeiçoa aproximadamente na sétima semana.

Assim, cada vez que o animal estiver prestes a cair, ele ativará este reflexo, calculando, em função de seu ouvido interno e de sua visão, onde está o solo, e girando seu corpo altamente flexível para orientar suas patas para a superfície firme.

A espessura de sua pele e o movimento das patas que se estendem para fora ajudarão a reduzir a velocidade e realizar o giro de forma perfeita. Deste modo, o gato sempre cai de pé. Interessante, não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário