quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Comportamento felino: 4 dicas que você precisa saber


Vou falar um pouco sobre comportamento felino e explicar algumas atitudes que irão ajudar a você entender melhor seu bichano.

Ser mãe felina é muito bom. Mas convenhamos, os gatos são animais de personalidade. Se você esperava apenas uma bolinha de pelo macia, um brinquedinho dócil e fofinho, pode ir tirando seu cavalinho da chuva…Os gatos possuem características particulares que podem ser explicadas cientificamente. Faz parte do seu instinto felino. São animais muito inteligentes e conseguem ser treinados, mas possuem uma dificuldade imensa em sujeitar-se a ordens. Essa característica é muito comum em animais caçadores solitários. Os cachorros também tem instinto caçador, porém estão acostumados agir em grupo (matilha). O gato não. Daí a explicação para várias atitudes felinas.

Uma delas é a famosa afiada de unhas. Muita gente acha que o gato arranha as coisas com a finalidade de afiar as unhas. Mas esse processo apenas remove a camada externa já gasta e expõe a garra nova. Esse movimento, na verdade, serve para exercitar os músculos da pata preparando o gato para uma escalada ou para uma possível caçada. Mas o objetivo mais principal dessa atitude ainda não é esse. Existe um aspecto psicológico por traz disso. Esse movimento é uma maneira do gato marcar território eliminando uma secreção que emite um sinal olfativo.


Depois de aprender esse conceito, passei a observar. Realmente quando chego em casa do trabalho, o Sheldon me recebe na porta arranhando a cadeira e olhando pra mim. Ou seja, é como se ele estivesse falando: Mamãe chegou, mas a área é minha…

Agora imagina eu, uma pessoa que adora decoração, que gosta de ter uma casa arrumadinha diante dessa situação…Realmente, os felinos tem esse defeito muito chato que é a necessidade de afiar as unhas. Para driblar esse probleminha, tenho algumas dicas.

1. Coloque capa no sofá

Nada mais obvio do que cobrir objeto de desejo do seu bichano como, por exemplo, sofá, poltrona e cadeiras. Na minha casa é um acessório fundamental. Uso diariamente e só quando recebo convidados que eu tiro. Mas posso ser sincera: mesmo que eu não tivesse gatos, eu teria capa nos meus móveis, pois é uma maneira eficiente de conservá-los.

2. Ofereça arranhadores para o seu bichano

Acho interessante colocá-los em pontos estratégicos no seu dia-a-dia. Para isso é necessário a observação. Durante a semana, costumo colocar o meu ao lado da porta, justamente para dividir a atenção do Sheldon com a tão adorada cadeira. Porém, como fazer ele arranhar o arranhador e não a cadeira? Bem, eu utilizei uma técnica que deu muito certo. Enrolei um plastico no arranhador despertando a curiosidade dele e depois deixei ao lado da cadeira antes de sair de casa. Bingo!

3. Coloque fita adesiva dupla face nos lugares que ele costuma arranhar

Essa técnica também funciona, mas eu não tive paciência de fazer…Consiste em colar fita adesiva dupla face no objeto de desejo do seu felino. Assim quando ele cravar a unha, a fita irá grudar na patinha e ele vai detestar essa sensação.

4. Mantenha as unhas do seu gato aparadas

Mantenha as unhas do seu bichano aparadas diminuindo a necessidade de afiá-las. Eu tenho uma tesourinha especial para gatos (vende em petshops). É importante saber a linha de corte correta para que não machuque seu gatinho. Você deve encaixar a tesourinha na curva da unha porém sem pegar a parte branca interna (se você não sabe como é feito o procedimento corretamente procure a orientação de um veterinário).

Fonte: Petiko
Autora: Vanessa Alves da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário